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Gestão de conflitos no ambiente de trabalho
O tema gestão de conflitos é comum para todo profissional que naturalmente se relacione com outras pessoas. É importante discutirmos sobre esse assunto, pois em todo o projeto ou trabalho é preciso saber gerenciar situações de conflito.
Sempre existirão pontos fundamentais que precisam ser resolvidos para que o trabalho ou projeto seja desenvolvido de forma eficaz e consistente, garantindo um bom relacionamento entre as pessoas envolvidas e, de tal forma, garantindo que estas alcancem os resultados almejados.
Como fazer a gestão de conflitos?
A seguir apresentamos os quatro princípios básicos para a gestão de conflitos no ambiente de trabalho:
Saber que as pessoas são diferentes
O primeiro ponto é saber que as pessoas são diferentes e cada uma possui seus valores, crenças, educação, experiência profissional e vivência e, por essa razão, possuem comportamentos distintos e tomam decisões diversas. A partir desta premissa, podemos compreender que nenhuma pessoa é igual a outra e, portanto, cada uma age e lida com problemas de forma particular.
Apesar da individualidade de cada ser, quando se trata do ambiente de trabalho, especialmente em equipe, decisões variadas podem ser prejudiciais. Ou seja, cabe ao líder ou coordenador considerar e ponderar essas decisões junto ao grupo e estabelecer claramente apenas um caminho a seguir.
Saber que não temos razão em todos os momentos
O segundo ponto é ter consciência de que não teremos razão em todos os momentos. Para tanto, é fundamental exercitar a humildade e reconhecer a possibilidade de se estar errado.
Por conviver profissionalmente com outras pessoas e equipes, especialmente um líder deve refletir se está agindo de maneira correta e analisar criticamente sua forma de raciocínio, ponderando os questionamentos levantados pelos demais. Este comportamento é essencial não apenas para a Liderança, mas a todos os membros da equipe. Apenas assim será possível chegar a uma conclusão justa sobre o melhor plano a ser seguido.
Desenvolver as habilidades comportamentais
O terceiro ponto está relacionado às habilidades comportamentais essenciais ao ambiente de trabalho. Desenvolver um comportamento de autoconhecimento e aperfeiçoamento contínuo é fundamental.
Sentimentos como orgulho, apesar de intrínsecos ao ser humano, podem se tornar um comportamento extremamente prejudicial para o desempenho e carreira de qualquer profissional, principalmente para gestores e líderes. É por isso que ter autoconhecimento e autopercepção será fundamental, permitindo que você identifique se e como estes sentimentos podem estar influenciando o ambiente organizacional e as decisões tomadas dentro da empresa.
Posicionamento adequado
O quarto e último ponto está relacionado ao posicionamento. É fundamental para o profissional saber o momento de ter firmeza nas comunicações e se posicionar de forma não grosseira. Especialmente um líder não deve demonstrar medo ao se posicionar, visto que é preciso assumir as responsabilidades das decisões tomadas por ele, contudo é preciso agir de forma empática, demonstrando gentileza e educação e não grosseria.
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