- sg4@sg4.com.br
- (19) 2515 - 6409
- Jorge Figueiredo Corrêa, 1323, S 7 Pq Taquaral | Pedro Álvares Cabral, 392 - Bosque | Campinas - SP
Com minha experiência de mais de 20 anos como consultor, eu Ivo Neves, diretor da SG4, quero compartilhar minha experiência e dar dicas para você que pretende sua entrega nesta bela carreira. A seguir, vou apresentar 8 temas que considero muito importantes e nos quais converso e treino rotineiramente com minha equipe na SG4. São pontos que recomendo que você considere na sua qualificação como consultor.
1. Apresentação pessoal
O consultor precisa cuidar da sua apresentação pessoal, o que inclui uma roupa boa, um bom corte de cabelo, e acima de tudo, conhecer o lugar para onde você está indo e seguir o código de vestimenta adequado, seja mais formal ou mais despojado. O ambiente para onde o consultor vai já está formato em um padrão, pode ser que não seja seu padrão preferencial, mas neste momento é importante respeitar e segui-lo.
A recomendação que eu dou é a seguinte: precisamos ser livres e ter o nosso estilo, mas o ritual e o respeito aos padrões locais ajudam a transmitir respeito e credibilidade.
2. Discurso do consultor
Um consultor precisa ser alguém que fale bem, tenha boa dicção, saiba formatar boas frases, de forma a se comunicar de forma adequada com diferentes pessoas. O discurso, por exemplo, junto a um presidente é um, junto a uma equipe gerencial é necessário outro discurso, e assim também para com equipes técnicas operacionais. É necessário ajustar a sua linguagem e discurso a estes diferentes grupos de profissionais. Não usar palavras rebuscadas junto a equipes simples ou linguagem muito informal junto à alta liderança. Você precisa ajustar o seu discurso de forma a conectar a informação à pessoa que está te contratando.
3. Conteúdo técnico
O profissional que trabalha com consultoria precisa ter informação, arcabouço técnico. Você que quer ser consultor deve constantemente estudar. Não se cobre tanto quanto a informações detalhadas e profundas, você sempre estará disponível para consulta, mas o mapa da recomendação, a estrutura geral mais técnica você deve possuir. Portanto, estude sempre e busque constantemente por novos conhecimentos!
Se você, por exemplo, é um profissional que tem mais idade, é necessário sim se desenvolver em áreas mais tecnológicas como TI e mídias sociais. Esta é uma nova realidade e não há como fugir dela. Não é necessário conhecer ou interagir de forma profunda, mas é importante considerá-las e suas recomendações técnicas serão muito melhores. Então estude, continue fazendo pós-graduações, não pare de estudar porque a empresa está te contratando exatamente pelo seu conhecimento técnico.
4. Ponto de vista
Você profissional consultor vai apresentar uma recomendação no cliente que te contratou, mas é importante ter consciência de que você poderá ser abordado sobre um outro ponto de vista. As pessoas pensam diferente de você. O que eu recomendo é que você esteja também de coração aberto a escutar o que os outros têm a dizer e até mesmo mudar a sua recomendação caso essa nova visão te provoque a pensar diferente.
Seja flexível. Entenda que as pessoas são diferentes, vivem de formas diferentes, e empresas vivem situações muito particulares e você como consultor tem que ter flexibilidade sobre os pontos de vista. Leve essa flexibilidade nas suas entregas, nada de rigidez nas recomendações.
5. Confidencialidade
Você como consultor, vai entrar na intimidade de muitas empresas. A empresa vai te confidenciar aspectos muito particulares e você não pode sair comunicando informações internas aos outros. Respeitar este princípio é fundamental. Muitas empresas inclusive fazem você assinar um termo de confidencialidade para respeitar, de forma jurídica, estas informações.
6. Metodologia
Todo consultor deve possuir uma metodologia. Toda sua consultoria e ações que você desenvolve em uma empresa devem ser construídas através de um método, um plano de trabalho. Isto pode ser elaborado de forma mais simples, no excel ou um project super elaborado. Logo no início das consultorias você deve apresentar o método. O seu cliente precisa ter em mente todos esses passos, isto contribui para o planejamento geral de trabalho, estratégias e alinhamento com a organização.
7. Didática
Você precisa saber ensinar!
Existem muitos métodos de ensino e você precisa estudá-los para que você desenvolva uma rotina didática de trabalho. Não se esqueça que o consultor é um grande professor! Você está ali para ensinar algo de uma forma didática, clara, construtiva e positiva. Existem consultores rígidos que tem grande conhecimento, mas não tem habilidade nenhuma em deixar ensinamentos e caminhos construtivos para a organização.
Infelizmente, já vi consultores ensinando pouco, para manter o restante do conhecimento de forma privada e gerar dependência do cliente. Você, consultor, ensine tudo o que sabe! Esse é um princípio fundamental de um profissional que trabalha com consultoria.
8. Humildade
Este é um dos mais importantes de todos: a humildade. Você deve que as pessoas ao seu redor podem ter e têm mais conhecimento do que você em alguns aspectos. Infelizmente, já vi consultores que falam de uma forma muito educada e eloquente com o presidente, mas não cumprimentam quem serve o café. A humildade deve estar no seu comportamento e na sua entrega. Sempre.
Estes foram os 8 pontos que considero primordiais e repasso a todos os consultores que entram na SG4. Valorizamos e não vamos deixar de propagar ao mercado princípios importantes para aqueles que querem trabalhar como consultor!
Valorize estes aspectos, se qualifique mais, busque melhorar a sua entrega nesse aspecto e eu não tenho dúvida você será um grande consultor respeitado no mercado com credibilidade e com muito trabalho.
Se quiser fazer parte do grupo de profissionais treinados pela SG4 para o mercado de Consultoria, Gestão e ESG, inscreva-se na Academia SG4. Clique no botão e saiba mais.
Venha aprender com a SG4: http://produtoacademia.sg4.com.br/sg4
Vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=0PK99M2B2Og&t=3s