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Abordaremos aqui as quatro ferramentas mais conhecidas para o Planejamento Estratégico. Existem muitas outras, mas estas quatro, como são bem conhecidas, quando bem feitas e bem implantadas elas são transformadoras para o seu negócio
É importante buscar ferramentas inovadoras para o Planejamento Estratégico?
O mercado adora trazer coisas novas, abordagens, ferramentas, como se estas fossem muito diferentes das antigas e, portanto, a solução de todos os problemas. A verdade é que, se tratando de Planejamento Estratégico, a ferramenta é o que menos importa. O mais importante, e também desafiador, é ter disciplina dos gestores e uma liderança engajada e conectada pelo futuro.
Estas 4 ferramentas abordadas a seguir, se bem implantadas, vão fazer com que sua empresa cresça e, por serem muito conhecidas, garantem maior aderência e facilitam a conexão entre o grupo de pessoas em sua equipe.
1ª Ferramenta: Missão, Visão e Valor
Vamos começar com missão, visão e valor. Sim, este é um tema falado há muito tempo e continua sendo igualmente importante. A missão é o propósito da empresa; nem sempre é fácil desenhar o propósito de uma empresa e muitas empresas ainda não têm isso definido. Não adianta nada aplicar um milhão de outras ferramentas para o planejamento estratégico, se a própria empresa não sabe porque ela existe.
Sabendo a missão, o porquê a empresa está onde está é necessário alinhar a visão: olhar para frente e avaliar onde estará daqui a 5, 10 ou 20 anos. O que você pretende se tornar com sua empresa? Quer torná-la reconhecida pelos produtos? Pela inovação? Pela entrega de excelência? O importante é saber qual a percepção que deseja que o mercado tenha em relação a sua empresa.
Por fim, os valores são as ferramentas que suportam isto, ou seja, quem sou e para onde vou. Estes valores podem incluir integridade, conhecimento, bom atendimento ao cliente, dentre muitos outros. É importante, portanto, eleger dentro da sua empresa quais são os valores em que vocês acreditam e que vão ajudá-los nesta jornada. Estes valores permeiam toda a organização e serão passados não apenas aos colaboradores, mas também aos clientes.
Para estabelecer esta ferramenta, una gestores e executivos em um exercício de documentação de missão, visão e valores, para o qual recomenda-se, por exemplo, utilizar um método de Brainstorming bem estruturado, que envolva toda a liderança. Nem sempre é fácil organizar toda a liderança em eventos deste tipo, por isso, estabelece antes muito bem o método que será utilizado, para que seja produtivo e tenha convergência.
2ª Ferramenta: SWOT (Ou FOFA)
Tendo definido e esclarecido Missão, Visão e Valores, é preciso estudar em um grau mais íntimo o que eu temos de forças e fraquezas e, para isto, utilizamos a ferramenta SWOT - Strenghts, Weakness, Opportunities, Threats, que traduzindo para o português indicam Forças, Oportunidades, Fraquezas e Ameaças (FOFA.
Esta é uma ferramenta que deve ser aplicada com os times da sua empresa para que você se conheça, conheça a fundo a sua empresa (ambiente interno) e o contexto de mercado em que ela está inserida (ambiente externo). É uma estratégia muito importante que você saiba:
Quais são suas forças?
Quais as oportunidades que o mercado está oferecendo?
Quais suas fraquezas?
Existem ameaças externas? Quais?
Quando realizamos este exercício, provocamos o conhecimento, saber quem somos nós. É uma ferramenta alavancadora e estruturante, pois te dá um choque de realidade aquilo quanto àquilo que você tem de bom e aquilo que você precisa melhorar. E isto é fundamental para as próximas estruturas metodológicas que serão apresentadas.
3ª Ferramenta: Mapa Estratégico
A terceira ferramenta e ponto essencial para o Planejamento Estratégico é a escolha de um mapa estratégico, visualmente construído para estabelecer os seus objetivos.
É neste momento que serão escolhidos, dentro das premissas levantadas, quais os meus objetivos estratégicos, tais como: quero melhorar desempenho das pessoas, desempenho de processo, quero otimizar a gestão financeira, estabelecer o processo junto aos meus clientes. É neste momento que você vai estabelecer os objetivos estratégicos e documentá-los em um grande mapa estratégico.
Além disso, não basta apenas documentar visualmente estes objetivos, é preciso divulgá-lo. O mapa estratégico serve para que eu traga todas as pessoas da minha empresa para este objetivo. Estes objetivos podem ser levantados em reuniões individuais com cada líder, para que depois sejam unificados. Entre 12 e 18 objetivos estratégicos é um número bom e já muito desafiador para ser alcançado, pois isso, não levante objetivos dos quais não será possível dar conta.
4ª Ferramenta: Planos de Ação
Depois de desenhados os objetivos estratégicos, vamos para a quarta ferramenta, os Planos de Ação. Este é um ferramental no qual colocaremos algum responsável para avaliar os objetivos e conquistar os indicadores estabelecidos pelos objetivos estratégicos, dentro de prazos específicos.
Recapitulando, estas 4 ferramentas juntas, compõem uma grande metodologia fundamental para o Planejamento Estratégico: Missão, Visão e Valores e SWOT para nos conhecermos melhor; Objetivos Estratégicos, de forma bem pragmática, para avaliar onde vamos chegar e o Plano de Ação para fazer isso acontecer, com seus respectivos responsáveis, prazos, ações e monitoramento organizados.
Se você conseguir fazer essas quatro ferramentas, sua empresa terá uma estrutura de gestão fantástica! Lembre-se: O simples é poderoso! Estas são ferramentas conhecidas por muitos executivos e isto ajuda na implementação. Como apresentamos no início, é preciso disciplina e compromisso para implementar as ferramentas e, por isso, o simples, bem feito é tão eficaz!
Se você necessita de apoio técnico para a estruturação do Planejamento Estratégico em sua empresa, contate-nos! Será um prazer compartilhar a expertise da SG4 com você e sua equipe! Envie sua demanda para sg4@sg4.com.br.
Link do vídeo de apoio: https://www.youtube.com/watch?v=_gvjPsS9Ucs