Setembro Amarelo no ambiente organizacional – SG4

Setembro Amarelo no ambiente organizacional

Criada em 2015 pelo Centro de Valorização da Vida (CVV), a campanha Setembro Amarelo tem como objetivo promover a prevenção ao suicídio, conscientizando a população através da discussão do tema em diversos ambientes sociais, como as empresas.

Setembro é o mês nacional de Prevenção ao Suicídio. A simbologia escolhida pelo CVV é simples: a cor amarela simboliza atenção e clareza, ideias que certamente devem guiar o trato de um assunto tão sério. Em uma sociedade permeada por tabus, esse tema acaba por ser pouco (ou mesmo nada) discutido nos círculos sociais – e assim também nas empresas. No lugar deste vazio de informação é que podem ser criadas interpretações equivocadas das causas e dos sinais que envolvem a ideação ou mesmo uma tentativa de autoextermínio.

Os ambientes de trabalho vêm mudando de formas que teriam sido difíceis de imaginar há menos de uma geração. Além de disruptivas, as mudanças acontecem rapidamente, levando-nos a possibilidades de resultados cada vez mais extraordinários. Entretanto, a extensão e o ritmo dessas transformações podem levar a problemas de saúde física e mental, ao uso nocivo de álcool ou outras substâncias, absentismo e diminuição da produtividade, especialmente quando associados a um ambiente de trabalho que não tem em conta o bem-estar mental das pessoas.

Segundo a Organização Mundial da Saúde, a perda de produtividade resultante da depressão e de altos níveis de ansiedade, dois dos distúrbios mentais mais comuns atualmente, é estimada em 1 trilhão de dólares por ano para a economia global. Diversos fatores influenciam a saúde mental dos colaboradores, e entre as principais questões organizacionais temos a má comunicação, as práticas de gestão ineficientes, a participação limitada na tomada de decisões, os horários de trabalho longos ou inflexíveis e a falta de coesão entre os colaboradores.

Pensando nisso, separamos quatro sugestões de intervenções que podem auxiliar a sua organização na prevenção ao suicídio.

  • Apoio psicológico

O apoio de um Psicólogo e/ou de um Psiquiatra é de extrema importância na abordagem de casos de distúrbios psicológicos, depressão ou predisposição ao suicídio. Se a sua empresa não puder oferecer o apoio de um profissional da área integralmente dedicado, que seria o ideal, busque por maneiras diferentes de proporcionar este benefício aos colaboradores. Uma alternativa é divulgar profissionais que atendem voluntariamente, como os profissionais dos CAPES-SUS (Centro de Atenção Psicossocial), ou que possuem pacotes de incentivo para atendimento por faixa de renda.

  • Decoração

Você pode soltar a sua criatividade usando a cor amarela! Muitas empresas têm trocado a iluminação das áreas comuns e externas para lâmpadas amarelas neste período. Se você não puder investir nisso, que tal colocar balões amarelos nas salas e áreas em comum? Quem sabe decorar os corredores com quadros murais amarelos onde os trabalhadores sejam incentivados a escrever alguma frase sobre o tema. Outra opção é distribuir laços amarelos aos colaboradores, para que usem junto do crachá ou na roupa durante o mês.

  • Vinhetas de valorização da vida

Se a sua empresa tem vídeos institucionais, criar e aplicar a eles uma vinheta que aborde o tema da conscientização e prevenção do suicídio pode ser uma excelente ideia. Aproveite essa oportunidade para comunicar aos colaboradores, clientes e outros parceiros sobre como a sua organização se importa com o bem-estar no ambiente de trabalho e valoriza a vida.

  • Conteúdo informativo

Não está habituado a lidar com audio visual na empresa? Tudo bem! Você pode produzir um material informativo para distribuir aos colaboradores, abordando os tabus, sinais e a importância da comunicação empática para alívio de sofrimentos pesíquicos.


E se você não achou suficiente e quer ir além dos limites do seu espaço de trabalho, entre em contato e voluntarie-se ao CVV. Para isso, basta ter mais de 18 anos e contar com ao menos quatro horas semanais disponíveis para as atividades do Centro. Confira mais informações no site e valorize a vida dentro e fora da sua organização!

A SG4 pode ajudar a sua empresa na definição e implantação de melhores práticas, além do acompanhamento da saúde mental dos seus colaboradores. Quer saber mais? Entre em contato com a nossa equipe!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Criada em 2015 pelo Centro de Valorização da Vida (CVV), a campanha Setembro Amarelo tem como objetivo promover a prevenção ao suicídio, conscientizando a população através da discussão do tema em diversos ambientes sociais, como as empresas.