Qual o melhor momento para implementar uma gestão de Compliance? – SG4

Qual o melhor momento para implementar uma gestão de Compliance?

Qual o melhor momento para implementar uma Gestão de Compliance? Qual o melhor momento da empresa ou do ano?  

Vamos responder essa pergunta de maneira bem objetiva. 

O melhor momento para executar qualquer prática de Compliance é hoje, a partir de agora! Isso precisa ficar claro para todos da sua empresa, da sua cadeia de fornecimento e dos seus parceiros de negócio. Isso deve ser feito imediatamente!

A rotina de Compliance é baseada na ética e na construção de caminhos retilíneos e respeitosos. Essa prática está diretamente ligada ao cumprimento da legislação e aos preceitos de excelência de comportamento e de respeito às pessoas e aos processos.

Uma empresa (independente do tamanho) que conduz rotinas como: contratação de profissionais sem contratos formais, sonegação de impostos,  diferença nas tratativas dos colaboradores (em virtude de alguma característica/cargo) e/ou casos de assédio moral caracteriza uma empresa “Não Compliance”. Ou seja, essa empresa não trabalha dentro de uma estrutura de alinhamento ético. 

A reputação e a imagem da sua empresa são fundamentais para a perpetuação do seu negócio. A sua empresa precisa lutar contra todos essas rotinas de não compliance a partir de hoje! A luta para implementar uma Gestão de Compliance é diária.

Acreditar nisso é fundamental e deve ser propagado em toda empresa. Essa caminhada é bastante difícil, principalmente na nossa cultura onde muitas vezes é possível dar um “jeitinho” nas coisas. 

Existem muitos líderes arrogantes e prepotentes, que usam do seu poder e conduzem práticas de não compliance. Por isso, é de extrema importância que haja um canal de denúncias bem estruturado, a Gestão de Compliance proporcionará isso.

Todo e qualquer comportamento inadequado deve ser comunicado. Uma empresa transparente vai tratar de forma muito profissional os pontos de desvio.

O importante é que você passe a adotar uma conduta baseada na ética para a execução das suas atividades, mesmo que sua empresa não tenha uma estrutura formal de Gestão de Compliance. Assim, você construirá, mesmo que de maneira pontual, uma imagem de respeito e credibilidade profissional.

Comece hoje a tratar o tema Compliance como um segmento profissional necessário na sua caminhada!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *