Quais os princípios do Lean Manufacturing e como implementar nas empresas? – SG4

Quais os princípios do Lean Manufacturing e como implementar nas empresas?

Lean é um tema abrangente e são necessários muitos conteúdos para explicá-lo por completo, entretanto, o entendimento inicial no conceito já é fundamental para conseguir extrair inúmeros benefícios deste conceito e conseguir implementá-lo. 

O que é Lean Manufacturing?

Lean é um conceito poderoso que nasceu no sistema de produção da Toyota, um sistema testado em 20 anos de trabalho no Japão na década de 1950 e 1960. A Toyota é a empresa fabricante que mais vende automóveis do mundo, uma empresa muito competente e que alcançou esta posição por meio de um método de trabalho muito eficaz. 

O conceito de uma empresa Lean, resumidamente, é ser mais produtiva e eficiente e para isso estabelecer um método é fundamental.

Em inglês, Lean significa enxuto, isso quer dizer que você não precisa de complexidade para entregar um bom produto ou serviço, mas precisa trabalhar conceitos como: organização, limpeza e eliminação de desperdícios; todos estes, conceitos muito trabalhados pelo Lean. 

Quais os princípios para implementação do conceito Lean?

Uma implantação Lean apresenta muitas frentes e possibilidades, tais como:

Lean Manufacturing: Está diretamente relacionada à manufatura e ao ambiente industrial onde o conceito Lean nasceu. 

Lean Construction: Lean aplicado à construção civil. A construção civil é um segmento que também tem baixos índices de rentabilidade, pois trabalha em margem bastante estreita. Isso realmente pode ser um problema se não forem considerados os princípios do Lean.

Lean Office: Consiste na adaptação e implantação dos conceitos Lean para as atividades administrativas, ou seja, não manufatureiras, como é o caso dos escritórios.

Lean Healthcare: Aplicação da filosofia Lean, seus conjuntos operacionais e métodos nos ambientes de saúde, ou seja, criação de valor máximo para os pacientes, redução de desperdício etc.

Quais os princípios para implementação do conceito Lean?

Alguns preceitos mínimos e fundamentais do Lean:

  1. Desperdício: É necessário identificar o desperdício e trabalhar para que ele seja minimizado ou extinguido. Isto envolve análises de superprodução, cadeia logística, desperdício de materiais etc., que precisam ser tratados dentro do conceito Lean. É necessário que estas vertentes sejam abordadas de forma objetiva, bem programada e bem planejada.
  2. Bases de Gestão, é imprescindível trabalhar também com outras bases de gestão, como: 
  • 5S: organização, limpeza, identificação, disposição adequada. Não adianta falar de produtividade se tais conceitos mínimos não são cumpridos. Esta transformação deve começar de seus líderes, para que assim alcancem também os liderados, que devem ser devidamente treinados
  • Gestão visual: o conceito Lean aborda enfaticamente a questão da sinalização, pois além de informativas são padronizadas e otimizam a comunicação. Por exemplo, tem-se que na área azul está o armazenamento de materiais x, na zona verde fica o local onde se discutem as metas e assim por diante. 
  • Constante treinamento: Uma das bases do Lean é o treinamento de todos os profissionais, para o desenvolvimento de uma equipe de alta performance e desenvolver o Modelo Mental de Lean: TODOS precisam desenvolver uma mentalidade enxuta. 

Desta forma, com método e disciplina será possível subir o faturamento de sua empresa, a reputação e a produtividade. Lean é um conceito muito poderoso, mas por exigir método e disciplina, muitas empresas não estão dispostas a implementá-lo. 

A empresa precisa manter o conceito mesmo quando há saída de profissionais como diretores, gerentes, superintendentes e entrada de novos profissionais que não trabalhavam no modelo Lean. É preciso treinar esses profissionais para que o conceito Lean não morra dentro da empresa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Lean é um tema abrangente e são necessários muitos conteúdos para explicá-lo por completo, entretanto, o entendimento inicial no conceito já é fundamental para conseguir extrair inúmeros benefícios deste conceito e conseguir implementá-lo.