Pontualidade no atendimento – SG4

Pontualidade no atendimento

Uma das bases mais importantes no gerenciamento de um negócio, talvez o conceito mais básico de qualidade, é respeitar o prazo de entrega e a pontualidade daquilo que foi prometido ao seu cliente, como a entrega de um produto ou serviço. 

A prática da pontualidade é importante pois esse conceito envolve a expectativa da pessoa. Quando se vende um produto ou se desenvolve um serviço, aquela pessoa vivencia a espera e a expectativa da entrega.  E nesse momento, você envolve o sentimento de ansiedade por algo que aquele cliente deseja muito ou que de repente possui uma urgência específica.  

Desta forma, o cliente, baseado nesse sentimento e num acordo que fez com você, espera o atendimento dele.  Quando ocorre o atraso, é passada a impressão de que você não respeita o cliente e o prazo, e não possui gestão de agenda. 

Em consequência disso, gera uma desconexão com seu cliente, além de uma percepção de não importância e frustração, levando inclusive ao afastamento da sua empresa pois ele não se sentirá valorizado.  

A questão do prazo de atendimento é essencial hoje em dia, citamos como exemplo a empresa Amazon, que emprega uma prática fantástica no que compete a entrega dos produtos adquiridos em seu site. A empresa oferece o prazo de 10 dias, em média, para te entregar um livro, por exemplo. Porém, sua entrega acaba ocorrendo entre 1 ou 2 dias após a compra. Quando é estabelecido o prazo, o cliente se programa, vai trabalhando o processo da expectativa da chegada daquele produto e  quando na realidade aquela entrega é efetuada antes, superando a expectativa e ansiedade,  isso promove uma sensação de confiança e é atribuída uma imagem de eficiência da empresa prestadora do serviço. 

Porém,  perceba,  isso já fazia parte do processo da empresa. A Amazon, no caso, já sabia que conseguiria realizar a entrega em dois dias, e o que ela fez foi, na verdade, um bom gerenciamento de risco, imaginando possíveis atrasos e estabelecendo um prazo seguro durante o acordo de contrato do serviço. Para o cliente é gerada uma percepção positiva da marca, e confiança para continuar realizando futuras aquisições, isso porque a expectativa foi bem trabalhada pela empresa.

Um atraso nunca é bem-vindo, e aplicar gerenciamento de risco e prazos realistas evitam frustrações por parte do cliente.  Esse exemplo pode ser relacionado também à você profissional, como por exemplo, na entrega de um relatório para o seu líder.  O primeiro ponto a ser considerado neste cenário, é a habilidade, você tem que saber quanto tempo demora para concluir essa tarefa. Dessa maneira, dentro da sua gestão de tempo, é possível encaixar um prazo que poderá ser executado com maestria.  

Perceba como é importante se dedicar a cumprir o prazo, a entregar conforme o prometido e na pontualidade negociada. A entrega do seu produto ou serviço, acordado naquela data específica, você com todo o seu profissionalismo e respeito ao outro, vai atender este prazo e conquistar a credibilidade e fidelidade do seu cliente. 

Siga essas orientações que você, com certeza, vai empregar melhorias na qualidade dos processos e consequentemente ganhar muito mais trabalhos e parcerias.

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