Outubro Rosa no ambiente organizacional – SG4

Outubro Rosa no ambiente organizacional

Movimento internacional de conscientização para o controle do câncer de mama, o Outubro Rosa foi criado no início da década de 1990 pela Fundação Susan G. Komen for the Cure, no qual o laço cor-de-rosa foi distribuído aos participantes da Corrida pela Cura, realizada em Nova York.

Outubro é o mês internacional da Campanha de prevenção ao câncer de mama, com o intuito de alertar a sociedade sobre a importância de um diagnóstico precoce e também apoio e solidariedade as pessoas que vêm enfrentando esta luta contra a doença. 

Segundo o INCA (Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva), o câncer de mama é o tipo que mais acomete as mulheres no país, tendo sido estimado pelo Instituto o surgimento de 66.280 novos casos para 2020. 

A comunicação anual sobre conscientização vem tomando proporções muito maiores nos últimos anos, estendendo essa prática também principalmente para os ambientes organizacionais, incentivando os colaboradores a tratar deste tema delicado de maneira leve e inovadora.

Pensando nisso, separamos sugestões de intervenções que podem auxiliar a sua organização na divulgação do tema: 

1.       Palestras

Organizar um evento informativo com um profissional da saúde para os colaboradores incentiva o aprendizado sobre o tema, além de unir a equipe em uma atmosfera diferenciada, proporcionando a participação e debate.

2.       Decoração

Transformar o ambiente de trabalho com uma temática demonstra o carinho e cuidado com os colaboradores, envolvendo a equipe na causa. A decoração fica por conta da criatividade, enfeitando com balões cor-de-rosa, cartazes, … Outra opção é distribuir broche ou fita cor-de-rosa aos funcionários para o uso junto ao crachá durante o mês.

3.       Conteúdo informativo

Você pode produzir um material informativo para distribuir aos colaboradores, sobre como identificar sinais visando educar e capacitar as mulheres aos cuidados preventivos em saúde.

Conte com a equipe de consultores da SG4 para apoiar e preparar treinamentos especializados no segmento de saúde e segurança do trabalho, atendendo as demandas da sua organização. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *