O Ritual do EPI – SG4

O Ritual do EPI

Os EPI’s cuidam de você na prevenção de acidentes de trabalho. Você sabia que também é importante cuidar deles? 

Vamos falar sobre a importância do ritual do EPI, itens utilizados para proteção individual do colaborador como capacete, protetor auricular, calçado de segurança, perneira, luvas e até mesmo óculos de proteção, que são equipamentos fornecidos pela empresa como requisito para desempenhar atividades específicas ou de risco iminente, ou transitar em uma área que exija cuidados.

Esses equipamentos são disponibilizados quando a atividade pode acarretar risco, perigo de uma projeção de alguma partícula, por exemplo, em uma situação que possa ferir o seu corpo ou a sua integridade física.  Por último temos a linha de controle deste equipamento, depois que todas as medidas foram implantadas pela empresa para tentar melhorar as condições de segurança do colaborador.  

Destacamos o passo a passo deste ritual, sendo o primeiro ponto de atenção a manutenção do EPI. É necessário fazer a higienização correta de todo o equipamento, lavar e secar o mesmo antes do uso, pois muitas vezes este mesmo material pertenceu a outro funcionário. Essa manutenção e limpeza devem ser recorrentes.

É muito comum observarmos trabalhadores usarem até derreter o equipamento de proteção individual,  mas normalmente esse processo é acelerado porque não houve um cuidado, uma prevenção. 

O segundo ponto do ritual é a guarda,  você tem que ter guardado em um local de fácil  acesso. É importante que essa guarda seja no lugar onde você tem um caminho para ir para o trabalho, porque você sabendo que você tem que ir passar pegar o capacete, o seu jaleco, por exemplo, entenda que você tem o deslocamento e a possibilidade de esquecer de pegar o item será menor. 

Até mesmo nas empresas, consideramos imprescindível a disponibilização de um lugar adequado e organizado para manter os EPIs, evitando que os itens fiquem espalhados e evitando que danifiquem de alguma forma.

O último ponto do ritual são as etapas que você executa antes de entrar numa área operacional,  que você é a utilização de maneira correta de cada item, é o entendimento de que aquele equipamento irá te proteger e que ele é fundamental para sua segurança física e a saúde dos seus amigos que podem estar envolvidos naquela mesma atividades com você. Pois, se porventura durante uma atividade houver alguma situação de risco,  você ao perceber o evento, pode alertar os seus colegas ali ao lado para que eles também se protejam e usem o EPI. 

Concluindo, você realizando a manutenção necessária, fazendo uma boa guarda do seu equipamento e usando ele com a intenção de proteção, você segue com o melhor retorno do equipamento de segurança.  Ao adotar essa prática de bom uso, você passa um exemplo de conduta aos outros colaboradores e seus liderados, como uma pessoa aderente ao processo de segurança, acreditando na proteção e  prevenção, e saiba que você pode transformar as pessoas que estão ao seu lado. 

Para saber mais, acesse nosso vídeo no YouTube:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *