O que mudou nas NRs 1, 7 e 9? – SG4

O que mudou nas NRs 1, 7 e 9?

Seja você um empreendedor ou gestor, é imprescindível que esteja atento às atualizações e revisões das legislações e Normas Regulamentadoras. Um dos objetivos destas alterações foi facilitar a implementação destas normas para pequenas e médias empresas, mas exigem de você atenção às novas diretrizes.

Uma das últimas revisões mais significativas aconteceu nas NRs 1, 7 e 9 e tem um impacto relevante para o início de 2022. Existem mudanças em outras normas tão relevantes quanto, mas essas são consideradas as principais desse momento.

As NRs 1, 7 e 9 tiveram seus textos alterados em março de 2020 e foram publicadas com o prazo de um (1) ano para adequação. Porém, por efeito da pandemia esse prazo foi adiado para agosto de 2021 e adiado novamente, posteriormente, para dia 03 de janeiro de 2022.

Quais as principais mudanças das NRs 1, 7 e 9?

Sim, as mudanças foram significativas! O GRO é parte do Programa de Gerenciamento de Riscos (PGR) e, ao entrar em vigor, invalidou o conhecido PPRA. A partir destas atualizações, passou a vigorar uma gestão completa de riscos, que deve ser aplicada a partir de um método próprio para a identificação e gestão de todos os possíveis riscos e perigos encontrados em ambiente ocupacional.

A implementação do Gerenciamento de Riscos Ocupacionais (GRO) e mudanças no Programa de Gerenciamento de Riscos (PGR) foram uma das alterações mais significativas na atualização das NRs 1, 7 e 9 e trazem uma nova perspectiva e raciocínio para a gestão de risco. 

Passa-se a trabalhar com a gestão de risco efetivamente, o que influencia inclusive o PCMSO, que traz a partir de agora uma questão mais profunda da saúde do trabalhador. Infelizmente, até o momento, o que muito se verificava no mercado era falta de uma boa anamnese, que não ignorasse a saúde mental do colaborador e considerasse o histórico da família, estilo de vida, dentre outros fatores.

Como se preparar para as mudanças das NRs 1, 7 e 9?

Se você é um profissional da área de saúde e segurança, é importante que leia as novas normas e se aprofunde nesses conhecimentos. Mergulhe nesses conceitos para compreender em profundidade o que mudou e assim estabelecer um plano de ação ou método para executar GRO e PGR.

Deixamos aqui uma provocação para você: estude para poder executar essas implementações com excelência. Trabalhe essas mudanças de maneira bem-feita e alinhada aos novos conceitos, baseado num mindset de risco que baseie programas efetivos na prevenção de riscos, o objetivo é protegê-lo.

Assista ao vídeo e veja os comentários de Ivo Neves, Diretor da SG4, sobre o tema:

https://www.youtube.com/watch?v=tCm15bYTWWE&t=3s

Não se sente preparado para implementar essas mudanças e busca qualificação? Inscreva-se na Academia SG4 e tenha acesso ao Treinamento “Implementação de GRO e PGR” e mais 19 treinamentos para a sua qualificação profissional!

Um comentário

  1. Aulas Segurança De Trabalho

    Aqui é a Luiza Da Silva, gostei muito do seu artigo tem
    muito conteúdo de valor, parabéns nota 10.

    Visite meu site lá tem muito conteúdo, que vai lhe ajudar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Seja você um empreendedor ou gestor, é imprescindível que esteja atento às atualizações e revisões das legislações e Normas Regulamentadoras. Um dos objetivos destas alterações foi facilitar a implementação destas normas para pequenas e médias empresas, mas exigem de você atenção às novas diretrizes.
Facebook
Facebook
YouTube
Pinterest
LinkedIn
LinkedIn
Instagram
Open chat