Dia a dia de um consultor – parte 1 – SG4

Dia a dia de um consultor – parte 1

A SG4 te convida a acompanhar nossa mini série sobre o tema Dia a dia do consultor, onde contamos como funciona a rotina e desafios dessa área, para você que tem curiosidade em saber um pouco mais sobre essa bela profissão ou que talvez deseja ingressar na consultoria.

A Consultoria oferece diversas possibilidades, é uma atividade muito ampla, portanto o consultor é um profissional que possui conhecimento técnico e prático sobre determinado tema e ele transmite essa experiência e ensinamentos para empresas e organizações, ajudando-as a melhorar seus processos e seu desempenho. 

Esta mini série será apresentada em 03 edições, onde discutiremos dentro deste universo os temas: 

  • Relações humanas
  • Conhecimento técnico 
  • Gerenciamento de agenda e carreira

O tema de hoje são as relações humanas, o dinamismo que a área exige, e que o consultor irá vivenciar. Talvez uma das coisas mais fantásticas de viajar, de conhecer novas empresas e novos negócios, são as pessoas. A oportunidade de conhecer profissionais de diversos segmentos, pessoas experientes, com extenso conhecimento, e poder aprender com elas. Gerando um rico network na sua jornada como consultor, que você irá conquistando com o tempo.

Abrace a oportunidade de aprender e de conhecer as pessoas, adotando sempre uma postura de respeito ao ponto de vista do outro, a ouvir o outro profissional, é uma qualidade importante nesta atividade.

Ao realizar um projeto de consultoria para uma empresa, saiba que uma recomendação bem dada é aquela se molda também ao estilo do negócio, aos profissionais daquela empresa. E para que isso possa ser colocado em prática, você precisa conhecer o outro, para ter um direcionamento mais assertivo e poder atendê-lo de maneira personalizada e efetiva.

Pois um modelo pode ter sido bem empregado em uma empresa, mas pode não se encaixar exatamente do mesmo modo em outro tipo de organização e precise de ajustes. Note que este ajuste está baseado nas pessoas, em como aquele profissional que trabalha e na sua sensibilidade de compreendê-lo para poder entregar um ótimo resultado.

Esteja aberto a conhecer o outro, a conversar, a respeitar pontos de vista, cultivar bons relacionamentos e amizade nas suas interações com clientes e colegas de profissão. Você, como consultor, vai desenvolver essas pessoas, vai ajudá-las nessa caminhada técnica. Sendo responsável por auxiliar aquela pessoa a construir um raciocínio sólido e uma base técnica daquele tema que você trabalha.

Quando você transfere conhecimento, e com o seu direcionamento aquela empresa cresce e se desenvolve, a sua mentoria será lembrada e novas oportunidades e trabalhos surgirão.

Continue acompanhando essa série, traremos mais histórias sobre a nossa rotina de consultoria e de como aproveitar bem essa bela profissão.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *