Níveis de maturidade em Segurança do Trabalho – SG4

Níveis de maturidade em Segurança do Trabalho

Os diversos anos de experiência da SG4 em consultoria, auditoria, treinamento e gestão ocupacional nos fizeram criar importantes perspectivas acerca do nível de maturidade em Segurança do Trabalho nas empresas. Essa percepção foi construída a partir de centenas de visitas a empresas com baixíssimo a altíssimo nível em segurança do trabalho, por meio da qual pudemos verificar os três níveis de maturidade em segurança do trabalho das empresas e que estão descritos abaixo. 

Qual os três níveis de maturidade em Segurança do Trabalho?

1° Nível: Dependente 

O trabalho depende de ordens de outro profissional para que tome as precauções e medidas de cuidado, como: utilizar protetores auriculares, óculos de proteção, luvas, corrimãos. Neste caso, sempre há alguém cuidando e abordando o trabalhador, pois não há aderência. Infelizmente, esta ainda é a realidade da maioria das empresas no Brasil.

2° Nível: Independente 

Neste caso, o profissional já independente e, por si só, já utiliza os equipamentos de proteção como óculos, protetores, luvas, respeita as sinalizações e faixas, ou seja, é um trabalho que já tem uma atividade de segurança mais refinada. O resultado é uma empresa com bons indicadores de segurança, poucos acidentes.  Já existe aderência e gestão.

3° Nível: Interdependente 

O profissional não apenas compreende e tem aderência e assim, além de cuidar dele próprio, ele cuida, influencia e gerencia aqueles ao seu redor. Este é considerado o nível mais alto nível de segurança no trabalho. Nestes casos, os operários inclusive tem a autonomia de dar instruções e recomendações à gerência e alta Liderança, havendo necessidade.  O espaço é cuidado por todos, inclusive por terceiros residentes.

Estas são empresas de altíssimo nível, que chegam a ficar quatro mil dias sem acidentes. A percepção de risco em cada um é muito bem desenvolvida e refinada.

Este deve ser o objetivo das empresas e dos profissionais de Segurança do Trabalho. E isto exige que sejam desenvolvidas práticas específicas!

Como alcançar alto nível de maturidade em Segurança do Trabalho?

  1. Desenvolver um Plano de Ação baseado em educação. Diferentemente de muitas empresas que desenvolvem seus planos de ação baseados na punição. Educação é desenvolver um processo convidativo para a participação e adesão dos trabalhadores. Os treinamentos de Segurança do Trabalho devem inclusive serem desenvolvidos para a equipe de alta liderança.
  2. Implante uma norma ISO 45001 se você deseja ter mais profundidade no seu Sistema de Gestão. Esta norma é facilmente integrada às normas de Sistema de Gestão (ISO 9001 e ISO 14001), pois é também voltada à estrutura de alto nível dessas normas mencionadas. É uma norma que traz profundidade ao tema, fala de risco de forma estruturada, traz pilates de educação e envolve a alta direção.  

Se você quer saber mais detalhes assista ao vídeo abaixo. E não se esqueça, o processo de melhoria é contínuo e com planejamento, sua empresa conseguirá chegar ao alto nível

 

Estrutura geral da norma e recomendações para implantação e manutenção.
É preciso entender que uma gestão e segurança ocupacional irá não apenas trazer proteção e valorização àquilo que é mais importante, a vida, como também irá trazer mais lucros aos seus caixas! Trabalhadores saudáveis são mais engajados, produzem mais e melhor e o fluxo produtivo e financeiro de sua empresa funcionará muito melhor sem paralisações decorrentes de acidentes, faltas e licenças médicas.

Conheça a Academia SG4, nosso portal de qualificação e esteja preparado para extrair todas as vantagens que um Sistema de Gestão de Saúde e Segurança do Trabalho pode te oferecer!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Os diversos anos de experiência da SG4 em consultoria, auditoria, treinamento e gestão ocupacional nos fizeram criar importantes perspectivas acerca do nível de maturidade em Segurança do Trabalho nas empresas. Essa percepção foi construída a partir de centenas de visitas a empresas com baixíssimo a altíssimo nível em segurança do trabalho, por meio da qual pudemos verificar os três níveis de maturidade em segurança do trabalho das empresas e que estão descritos no post.
Facebook
Facebook
YouTube
Pinterest
LinkedIn
LinkedIn
Instagram
Open chat