GRO, PGR e a importância da Gestão de Riscos – SG4

GRO, PGR e a importância da Gestão de Riscos


Por que uma empresa deve se preocupar com riscos ocupacionais?  

Uma empresa deve considerar riscos, em geral, como uma forma de gerenciar melhor a empresa. Ou seja, avaliar riscos do negócio, riscos financeiros, riscos patrimoniais, ambientais e assim por diante.

É muito importante trazermos um foco especial sobre outro tipo de risco: os riscos ocupacionais, principalmente agora, com importantes legislações que mudaram e novas documentações e conceitos que surgem.

Não existe mais o Programa de Prevenção de Riscos Ambientais, conhecido como PPRA. O que está vigente agora é o Programa de Gerenciamento de Riscos (PGR) oriundo do Gerenciamento de Riscos Ocupacionais (GRO). Os procedimentos de gerenciamento ocupacional andam lado a lado com a medicina do trabalho, pois servem para identificar de quais maneiras o ambiente ocupacional pode interferir na saúde e qualidade de vida do trabalhador.

Mudança da NR-1 para Gestão de Riscos

Estes novos conceitos de Programa de Gerenciamento de Riscos (PGR) oriundo do Gerenciamento de Riscos Ocupacionais (GRO) são mudanças trazidas pela nova NR-1 e é extremamente importante, pois provoca o empresário a trabalhar a questão de risco de forma muito mais ativa dentro do seu negócio.
O PPRA não era um documento gerencial e, muitas vezes, ficava esquecido dentro da gaveta para ser apresentado em momentos de fiscalização. Não era utilizado pelos líderes, gestores e muito menos pela equipe de segurança. 
A mudança na forma visa justamente mudar a maneira como o tema gerenciamento de riscos é tratado dentro das empresas. Que ele saia da gaveta e seja implementado como parte da decisão da liderança, no alinhamento e planejamento das atividades.
 

O que tem de novo hoje com GRO e PGR?

Hoje, o conceito de riscos é muito mais profundo. O foco destas abordagens é o gerenciamento e tratamento do risco. Aliada às abordagens com planos de ação, de forma a manter viva esta engrenagem.
Este novo modelo promove um conhecimento, aplicação e atualização muito mais ativa! Levando este conhecimento a todos da empresa, não apenas colaboradores, mas também subcontratados. 
Com o conceito de GRO e PGR, você vai de forma efetiva prevenir ocorrências e acidentes. Este é o principal objetivo: promover a percepção de risco em todas as frentes: líder, encarregado, gerente, supervisor e trabalhador!
O líder precisa ter este conhecimento e provocar alinhamento, ajustes e medidas preventivas quando identificadas atividades de riscos antes mesmo de que elas sejam iniciadas. Quando o líder tem essa percepção, você evita de forma significativa os eventos! Basta avaliar as ocorrências de acidentes e perceber que, na maioria delas, o líder não estava conectado com as atividades em execução.
 
“Um ambiente muito mais seguro só vem com o engajamento de toda a equipe. Assim se constrói um ambiente verdadeiramente preventivo. Este é o grande objetivo do GRO e PGR”.
 
Trazer essa percepção de risco para a tomada de decisão e para o dia a dia da empresa é o grande objetivo das mudanças que implementaram o GRO e PGR. Não deixe de favorecer, promover, estudar e qualificar as pessoas da sua equipe no conceito de risco, somente assim sua empresa vai trabalhar com a prevenção em saúde e segurança de forma eficaz. 
 
Se você procura um treinamento em GRO e PGR, a SG4 oferece um treinamento online e exclusivo sobre o tema no Academia SG4, nosso portal de qualificação profissional focado em Gestão.
Conheça e se inscreva! 
 
 
 
 
 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Uma empresa deve considerar riscos, em geral, como uma forma de gerenciar melhor a empresa. Ou seja, avaliar riscos do negócio, riscos financeiros, riscos patrimoniais, ambientais e assim por diante. É muito importante trazermos um foco especial sobre outro tipo de risco: os riscos ocupacionais, principalmente agora, com importantes legislações que mudaram e novas documentações e conceitos que surgem.
Facebook
Facebook
YouTube
Pinterest
LinkedIn
LinkedIn
Instagram
Open chat