Direcionamentos para uma gestão de saúde excelente – SG4

Direcionamentos para uma gestão de saúde excelente

A SG4 apresenta algumas dicas sobre como realizar gestão de saúde, de uma forma profissional e excelente. Técnicos e profissionais que atuam na área de Saúde e Segurança do Trabalho das empresas, e procuram estruturar toda a parte de medicina de uma forma profunda, devem considerar algumas premissas básicas. Existe toda uma jornada para que haja conformidade nesse processo. 

Primeiramente, é necessário realizar a estruturação da área de cargos, no qual você deve buscar junto a área de recursos humanos a descrição de cargos e funções, em uma estrutura bem estabelecida, documentada e atual.  Isso porque, se você iniciar esse processo com o documento instável ou ainda em revisão, acarretará problemas futuros na sua gestão. 

Por isso, consulte antes o RH da sua empresa, ajude o departamento a realizar o levantamento e documentação atualizada dessa estrutura que será fundamental no processo.

Após essa etapa concluída, você irá realizar o levantamento de riscos, através de um GRO (Gerenciamento de Riscos Ocupacionais) e o PGR (Programa de Gerenciamento de Riscos), considerando uma boa análise de campo, para que se tenha uma boa estrutura qualitativa para posteriormente gerar um levantamento quantitativo, que são as medições.  E recomendamos fazer as medições pelo menos uma vez a cada ciclo, visando calibrar a estrutura daquele risco para saber se efetivamente está presente na rotina do seu trabalhador. 

Então, construa um bom quantitativo, através de um LTCAT (Laudo Técnico das Condições Ambientais de Trabalho) com profissionais especializados, com uso de bons equipamentos e métodos, que pode ser efetuado tanto internamente ou por meio de uma subcontratação.  

Feito o levantamento de riscos completo, qualitativo e quantitativo, com todos os documentos alinhados e encaminhados ao médico responsável, que irá considerar todas as informações para estruturar o seu PCMSO (Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional) e indicar que exames precisarão ser feitos, com que frequência, e dessa forma você terá um PCMSO forte.

Concluída toda documentação e processos, a próxima etapa serão os agendamentos dos exames, que você vai elaborar junto aos gestores ou coordenador das áreas da empresa, para que os seus colaboradores se desloquem até uma clínica, ou então se for o caso, na própria empresa na área dedicada a atendimento médico. 

Salientamos a importância de selecionar boas clínicas para atendimento dos seus colaboradores. Visite as clínicas, procure estudar os procedimentos, o nível de organização e a estrutura da mesma e de seus equipamentos médicos.  Isso porque, essa clínica depois tem que ter o ritual correto para fornecer toda a documentação dos seus funcionários para anexar ao prontuário de cada trabalhador. 

Há também a questão de trabalhar a gestão de afastados da empresa, organizando todos os dados de maneira bem feita, para o acompanhamento das condições clínicas daquele trabalhador. A partir dessa estrutura, você consegue garantir o melhor cuidado com a saúde deste funcionário que está ligado à responsabilidade da empresa.  

Citamos ainda, a realização da gestão de atestados, organizando em um sistema por exemplo, os dados do colaborador, a data em que foi entregue o atestado e o motivo. O histórico promove inclusive possibilidades de investigação se o atestado é real e se aquele trabalhador efetivamente possui um problema de saúde, visando monitorar a frequência desses afastamentos e entender o problema para conseguir apontar soluções e cuidar do profissional. 

Essa é a jornada de uma área de saúde excelente, que se inicia em uma colaboração com o departamento de RH,  tem o apoio efetivo da área de segurança, e então a área de saúde com base nessas informações constrói um bom método. Essa escultura é então colocada em um sistema, um software, para organizar todos estes dados e garantir a rastreabilidade e controle das informações. Seguindo essas etapas, você com certeza terá uma área de medicina mais sólida e forte.

A SG4 Gestão Ocupacional, possui uma equipe de profissionais especializados para te ajudar a gerenciar a saúde e bem estar dos seus colaboradores, oferecendo diversos serviços e apoio na medicina ocupacional, como a realização de exames clínicos e complementares, gestão de programas e laudos de Saúde e Segurança, gerenciamento da base de dados e assessoria técnica. Atendemos todo o território nacional, solicite uma proposta.

SG4 Gestão Ocupacional
Contato: atendimento@sg4.com.br ou (19) 3254-5493
Estamos em Campinas: Rua Pedro Álvares Cabral, 392 – Bosque, 13026-070.

Para saber mais, acesse nosso vídeo no YouTube:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *