Construção de protocolos para Covid-19 – SG4

Construção de protocolos para Covid-19

Estabelecer um plano de trabalho, realizando um diagnóstico de acessos, tipos de ambientes e pontos de aglomeração é a maneira mais assertiva para construir a melhor rotina de prevenção ao Covid-19. 

Vamos apresentar quais medidas recomendamos para essa construção do protocolo para sua instituição, a fim de proporcionar um ambiente seguro através de planos de trabalho, bem como capacitar funcionários para atender todas as práticas estipuladas.

Primeiramente é muito importante que determinar um plano de trabalho e rotinas e atividades a serem executadas. A SG4 indica os passos a serem considerados desde o início do projeto.

Diagnóstico do local

Nesta primeira etapa, observamos as características da instituição para traçar medidas que se adequem a estrutura da empresa, como por exemplo:

  • Identificação dos acessos, 
  • Pontos de aglomeração
  • Locais onde as pessoas vão se encontrar e como vão se encontrar 
  • Número estimado de pessoas 
  • Qual a estrutura e tipo de ambiente

Sendo que o ambiente pode ser uma escola, igreja, supermercado, shopping e entre outros. Importante desenhar em cima do contexto da instituição, para então viabilizar qual a melhor rotina. 

Medidas de Controle e Minimização

Após o diagnóstico, no qual investigamos todo esse fluxo de retomada daquela instituição que quer voltar às suas atividades, a SG4 desenvolve junto com o cliente as medidas de controle e minimização. 

Nessa fase vamos avaliar questões como: onde estarão localizados os postos de álcool em gel; medição de temperatura das pessoas na entrada da instituição;  pontos de identificação de informações sobre covid;  treinamento para todos os profissionais da equipe, visando refinar a percepção para medidas de segurança e saúde.

Esse treinamento e aguçamento da percepção tem fator significativo na orientação dos funcionários, profissionais ou clientes que estarão transitando ali no local, capacitando esses agentes até sobre como realizar a abordagem das pessoas referente a possíveis sintoma da doença. 

Concluindo, para instituir bons protocolos em combate ao Covid, os pontos principais são o diagnóstico bem estruturado, depois um plano de trabalho, que é validado com constituição e documentado de acordo com a necessidade do cliente, sendo que este plano tem toda uma rotina de documentação diária, mensal e semanal, como organização de rotinas de limpeza, por exemplo. Estruturamos um treinamento para a equipe e, por fim, um acompanhamento de gestão do protocolo. 

A SG4 pode ensinar as empresas a conduzirem esse aspecto ou mesmo apoiar operacionalmente. Nós temos consultores especializados, profissionais da saúde, médicos e enfermeiros, que podem fazer por exemplo este acompanhamento de medição de temperatura na entrada do estabelecimento. 

Acreditamos na importância de ensinar a instituição a como conduzir esses protocolos de maneira segura para todos os envolvidos. Apresentamos um panorama geral deste tipo de estrutura sobre como executamos essa atividade, mas é claro, cada instituição pode apresentar para a SG4 também uma estrutura de trabalho diferente. Nós temos essa flexibilidade para customizar e adequarmos ao sistema que melhor atenda o cliente, montando um projeto específico para a sua demanda. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *