Consigo implantar um SGQ em micro e pequenas empresas? – SG4

Consigo implantar um SGQ em micro e pequenas empresas?

Você que é Micro e Pequeno Empresário já deve ter pesquisado sobre o tema Sistema de Gestão da Qualidade (ISO 9001). Você já deve ter se perguntado: Será que é possível desenvolver esse tema aqui na minha empresa, mesmo com poucos funcionários? Será que esse negócio funciona para minha realidade ou só funciona para empresas de médio e grande porte?

Primeiro vamos explicar rapidamente um pouco sobre o tema. A ISO 9001 é um padrão internacional que recomenda algumas rotinas para que você possa garantir o atendimento e aumentar a satisfação do seu cliente. Esse padrão propõe processos bem estabelecidos, indicadores de acompanhamento e um ciclo de melhoria (PDCA – Plan, Do, Check , Act) bem estruturado.

Quando você, micro e pequeno empresário, se pergunta se é possível implantar todas as rotinas da ISO 9001 na sua empresa, a resposta é sim!

Ao se aprofundar no conhecimento da norma ISO 9001 você vai observar que são estabelecidas linhas gerais do que a empresa deve adotar, mas a forma como isso vai ser feito fica a critério da empresa.

A implantação dos requisitos da ISO 9001, assim como de outras normas de gestão, deve ser feita de maneira proporcional ao seu negócio. É possível fazer isso sem burocracia, sem documentação em excesso sem pesar nas atividades rotineiras da sua empresa.

Caso tenha dúvidas sobre como implantar essa norma, procure um parceiro que te ajude a pensar na sua especialidade.Você pode contar com a ajuda de empresas como a SG4 ou com o suporte de organizações como o SEBRAE, por exemplo.

Ressaltamos que independente do parceiro que irá te acompanhar nessa jornada, você precisa ter senso crítico de falar e bloquear modelos pré estabelecidos que não estejam adequados à sua realidade. Não adote recomendações que sejam apenas burocráticas, esse não é o objetivo da norma.

Fica aqui o convite para que você conheça um pouco mais sobre Sistemas de Gestão da Qualidade e a norma ISO 9001, são inúmeros os ganhos que o seu negócio vai ter!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *