Compliance é um tema apenas das grandes empresas? – SG4

Compliance é um tema apenas das grandes empresas?

Você acredita que o tema  compliance é um assunto direcionado apenas às grandes empresas? Hoje é muito comum falar de compliance,  mas se reparar bem, quem realmente fala a respeito disso são as empresas de grande pote. 

A pergunta, no entanto, é: quem é pequeno ou médio empreendedor pode trabalhar com compliance? E a resposta é sim !  Trabalhar com compliance é trabalhar com ética, com a verdade, com respeito, de uma forma correta alinhada a um princípio de conformidade.

Se você é uma empresa, um profissional, que trabalha em qualquer uma dessas estruturas, seja uma micro, pequena, média ou grande empresa, a sua conduta profissional tem e deve necessariamente estar alinhada a um conceito ético, estruturado e de conduta séria e profissional.  

Se todas as empresas buscassem estruturar o tema de compliance, com certeza haveria uma grande melhora e evolução na história e na reputação das empresas. O problema é que às vezes as pessoas têm desvio de caráter, e elas terão contato e irão conviver no mesmo espaço organizacional. As pessoas burlam,  tomando atitudes em benefício próprio,  por isso muitas vezes nos deparamos com ações como sonegação, por exemplo, devido a conduta egoísta de algumas pessoas.

Infelizmente a gente vai sempre lidar com esse tipo de indivíduo, mas o importante é ter a consciência,  ter a noção de que é possível estruturar isso.  A SG4 tem um sistema gestão de compliance,  uma política de integridade muito séria e comunicada a todos da equipe. 

E mesmo existindo a política não impede que as oportunidades surjam, como momentos em que há oportunidade de indicar um parente ou amigo para algum trabalho específico naquela empresa que ele atua. Aqui na SG4, por exemplo, deixamos a orientação e o consultor percebe que se ele tomar essa atitude ele está praticando conflito de interesse, pois por estar operando dentro da empresa ele tem informação privilegiada. Colocar na empresa um parente ou amigo que não é um profissional específico da área, isso deixa de ser uma indicação profissional e passa a ser uma questão pessoal, e isso pode comprometer a imagem tanto da empresa quanto do profissional. A orientação então é seguir de uma forma mais séria, objetiva e, naturalmente, mais profissional e a na SG4 nós fazemos o consultor a pensar nessa conduta. 

Então deixamos você com esses exemplos, provocando a pensar que o compliance pode estar na sua empresa. Por em prática vai exigir seu estudo, sua profundidade, por isso leia sobre o tema, participe de workshops e treinamentos, assista vídeos sobre o assunto. No canal da SG4 no Youtube, você encontra diversos vídeos relacionados ao compliance.  

Para saber mais, acesse nosso vídeo no YouTube:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *