Como melhorar a gestão de saúde ocupacional – SG4

Como melhorar a gestão de saúde ocupacional

Profissional da área de Medicina, Saúde ou Segurança, que cuida de toda a gestão de Saúde Ocupacional da sua empresa, uma área importantíssima, e está em busca de dicas sobre como melhorar essa gestão.

A SG4 tem a expertise e atua no segmento de medicina há muitos anos, dispondo de um setor específico para tratar desse aspecto, e hoje vamos trazer algumas contribuições e dicas para você refinar essa área fantástica, alinhando processos para que seja muito bem conduzida. 

A documentação oriunda da área de segurança como o PPRA (Programa de Prevenção de Riscos Ambientais), um LTCAT (Laudo Técnico das Condições do Ambiente de Trabalho)  bem elaborado, junto de todas as medições ambientais, são alimento para você desenvolver o seu Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional, ou PCMSO. 

Atualmente passamos por reformulações nas Normas Regulamentadoras 01, 07 e 09,  e devido a essas mudanças, a partir de março de 2021 começará a ser vigorado o  Gerenciamento de Riscos Ocupacionais (GRO) e o Programa de Gerenciamento de Riscos (PGR). Porém, independente se você realiza uma excelente estrutura de PPRA e GRO, você também deverá elaborar o PCMSO para gestão de medicina.

O primeiro ponto é seguir as diretrizes, o arcabouço técnico que a segurança traz. Documentado o seu PCMSO,  o profissional da área de saúde, médico, enfermeiro ou gestor, vai programar as atividades do ano inteiro da sua área de medicina.  Escalando e planejando todos os exames periódicos, os exames complementares e necessários para acompanhamento dos trabalhadores, bem como programação de exames demissionais, existem empresas que reservam um momento específico do mês onde ocorrem os processos de desligamento. Dessa maneira, você trabalha sempre com antecedência, proporcionando uma agenda de exames bem organizada e possibilitando o acompanhamento e uma boa comunicação junto aos prestadores de serviço, como clínicas parceiras e laboratórios. 

Aconselhamos sobre a importância de adotar medidas como, obter a documentação das clínicas e da sua infraestrutura, ter acesso a documentação dos profissionais que estão na clínica, relacionados ao Conselho Federal e Regional de Medicina. É importante que o espaço possua documentação em dia, vistorias de boas condições, autorização de funcionamento da Anvisa, para que todos os processos possam ser desempenhados com segurança. 

Você, profissional responsável pela contratação destes parceiros, realize uma gestão de verificação sobre as questões relacionadas à infraestrutura, aos funcionários da saúde, até mesmo referente a organização e atendimento dos seus colaboradores.

E para finalizar, tem toda outra gestão de medicina que engloba a gerenciamento de afastados e também de atestados, com uma documentação completa especificando o motivo do afastamento,  quais as doenças relacionadas e centralizar essa informação no departamento responsável, promovendo a fácil rastreabilidade sobre qual hospital ou clínica emitiu o atestado e todo o histórico do colaborador. 

Os ambulatórios das empresas, para um primeiro atendimento, também requerem atenção sobre a validade dos medicamentos, bem como calibração e manutenção periódica e preventiva dos equipamentos, como balança antropométrica, esfigmomanômetro, sendo que todos têm que estar calibrados e prontos para uso. 

Portanto a gestão e medicina do trabalho é uma área importantíssima nas empresas, que precisa estar conectada a área de segurança, e que devem conter bons programas e estrutura para cuidar do seu trabalhador.

A SG4 tem uma área de Gestão Ocupacional preparada para te ajudar,  realizando toda a parte documental de LTCAT, insalubridade, periculosidade, e fazemos uma conexão muito sólida e muito bem feita com a questão de medicina. 

Solicite uma proposta:

SG4 Gestão Ocupacional
Contato: atendimento@sg4.com.br ou (19) 3254-5493
Estamos em Campinas: Rua Pedro Álvares Cabral, 392 – Bosque, 13026-070.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *