Como formar auditores internos com foco em Gestão? – SG4

Como formar auditores internos com foco em Gestão?

Treinar auditores internos com foco em Gestão, especialmente Gestão da Qualidade, Meio Ambiente, Saúde e Segurança do Trabalho, Responsabilidade Social e Compliance é um dos serviços customizados da SG4 Treinamentos. 

 

Para qualificar auditores internos nestas temáticas é necessário uma estratégia adequada e não apenas um movimento superficial apenas para geração de certificado. Por isso, elencamos os 4 pontos essenciais na hora de  formar e treinar auditores internos. 

 

1. Contrate uma empresa confiável para ministrar o treinamento

 

Contratar uma boa e confiável empresa para a ministração do treinamento é essencial, pois ela irá: 

  • ouvir suas demandas
  • compreender qual o objetivo da formação e qual a maturidade do seu Sistema de Gestão
  • estudar o público alvo, ou seja, quais trabalhadores irão participar
  • delimitar qual a carga horária desejada
  • verificar se deverá ser aplicada prova ou não 
  • quais tipos de exercício sua empresa deseja implementar

Esta é a metodologia validada que a equipe de treinamento utiliza há anos na SG4 e tem gerado excelentes resultados. Trabalhar este diagnóstico é fundamental para que se atinjam os verdadeiros objetivos do treinamento, especialmente por se tratar de um treinamento volumoso em quantidade de horas. 

 Por isso, contextualize o evento para a empresa contratada e cobre deles todas essas informações!

2. Seleção das pessoas que participarão do treinamento 

Esta etapa é essencial, pois não são todos os profissionais que apresentam habilidades para conduzir um processo de auditoria interna. Portanto, o treinamento de formação de auditores internos não é para qualquer um. 
 
É importante destacar que não se deve julgar as pessoas pelo cargo, ou priorizar critérios como curso técnico ou superior. Entretanto, para conduzir auditorias, algumas habilidades são essenciais e devem ser consideradas no processo de seleção de pessoas para formação de auditores:

  • Não ser tímido, nem extremamente extrovertido 
  • Ter habilidades com organização e planejamento
  • Ser pontual 
  • Ser um profissional alinhado às regras e que acredita nelas 
  • Ler e escrever bem 
  • Saber gerenciar conflito 

Portanto, esses são critérios essenciais que o gestor deve considerar na hora de selecionar os profissionais para serem treinados como auditores internos. Caso, os profissionais treinados não venham atuar como auditores, o critério para seleção é mais brando.

3. Momento de vivência 

Contratada a empresa para condução do treinamento e selecionada as pessoas que passarão pelo processo de formação de auditores internos, é o momento da condução do evento. Após esse momento, sua empresa deve proporcionar aos profissionais treinados o ambiente da vivência. 
 
É o momento de colocar em prática os aprendizados adquiridos, especialmente acompanhando auditores internos, como forma de aprofundar o aprendizado. Esta é uma estratégia importante para passar confiança aos recém formados auditores que conduzirão os próximos eventos.
 
Em um segundo momento este profissional deverá conduzir a auditoria, ainda acompanhado de outro mais experiente que o possa dar feedback. Até que, por fim, esteja apto a conduzir excelentes auditorias sozinho. Esta não é uma regra, mas recomendação da SG4.
 

 

4. Provoque e convide ao estudo 

O auditor é um profissional que conduz eventos e elabora documentos e relatórios. Portanto, devem buscar ler, escrever melhor e aprimorar o seu conhecimento recorrentemente, a fim de alcançar profundidade e melhoria no processo de condução dos tão importantes eventos de auditoria. 

 Se você quer ajuda para qualificar os seus profissionais como Auditores internoscontate-nos! Iremos produzir uma proposta personalizada para a sua demanda!

 

 Assista ao vídeo para mais detalhes!
 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Treinar auditores internos com foco em Gestão, especialmente Gestão da Qualidade, Meio Ambiente, Saúde e Segurança do Trabalho, Responsabilidade Social e Compliance é um dos serviços customizados da SG4 Treinamentos. Para qualificar auditores internos nestas temáticas é necessário uma estratégia adequada  e não apenas um movimento superficial apenas para geração de certificado. Por isso, elencamos os 4 pontos essenciais na hora de formar e treinar auditores internos. O auditor é um profissional que conduz eventos e elabora documentos e relatórios. Portanto, devem buscar ler, escrever melhor e aprimorar o seu conhecimento recorrentemente, a fim de alcançar profundidade e melhoria no processo de condução dos tão importantes eventos de auditoria. 
Facebook
Facebook
YouTube
Pinterest
LinkedIn
LinkedIn
Instagram
Open chat