Como elaborar um Plano de Resposta à Emergência? – SG4

Como elaborar um Plano de Resposta à Emergência?

 

 

 

O que é o Plano de Resposta à Emergência?

 

O Plano de Resposta à Emergência (PAE) é uma metodologia exigida em qualquer Sistema de Gestão Ambiental e de Saúde e Segurança do Trabalho. Este documento serve como um direcionamento quanto às medidas que devem ser tomadas em ocorrência de algum sinistro ou cenário crítico de emergência.

Como elaborar um Plano de Resposta à Emergência??

Para um Plano de Resposta à Emergência tenha consistência e força é importante seguir algumas premissas básicas e essenciais, que serão apresentadas a seguir:

1. Elabore o levantamento de cenários

É essencial que sua empresa seja capaz de considerar e prever potenciais riscos associados ao seu negócio. Estes riscos podem ser de diversos tipos. Muitas vezes, as empresas concentram-se apenas em riscos como incêndio, explosão, vazamento, deixando de considerar outros cenários com altíssimo potencial de ocorrência.

Por isso, o processo de levantamento de cenários deve ser realizado com tempo e dedicação, para que o levantamento seja elaborado de forma consistente, não apenas contemplando todos os possíveis cenários, como também priorizando-os em categorias, por exemplo, de alto impacto e que exige grande infraestrutura de apoio a baixos impactos.

É muito comum nas empresas que os Planos de Resposta à Emergências sejam configurados de forma muito generalista, sendo assim, quando ocorrem eventos mais severos, os líderes, gerentes e trabalhadores não sabem como agir. Portanto, um bom levantamento não apenas considera com detalhe os cenários, como envolve toda a empresa neste processo.

 

2. Estabeleça o plano para responder a cada emergência

É recomendável que neste documento você detalhe ao máximo todo o discurso de como proceder em cada caso. Muitas empresas se limitam a descrever de forma muito sucinta, 4 ou 5 linhas, o que deixa muitas lacunas para a operação deste plano. 

É importante, por exemplo, detalhar o que e quem serão acionados, como serão acionados, quais equipamentos serão utilizados etc. Portanto, estabeleça um plano de resposta muito bem detalhado neste procedimento. Este documento é ativo e vivo e precisará estar presente na rotina dos trabalhadores.

3. É hora de simular

Simular é fundamental para que você saiba, de fato, o que fazer quando uma ocorrência acontecer. Se você não simula, você não vai saber o que fazer quando um sinistro ocorre. Isto porque, normalmente, quando acontece um momento de emergência existe muita preocupação e nervosismo envolvido, muito mais se a emergência envolve acidente com algum profissional, pois existem vínculos emocionais.
Quando se simula pouco, existe um afastamento entre o que está preconizado no documento e o que, de fato, é executado no momento da emergência. Por isso, simular é fundamental para que o profissional treinado no Plano de Resposta à Emergência saiba exatamente o que fazer no momento crítico, independente de qual seja.
O momento da simulação é também fundamental para a integração da equipe de segurança e da equipe de saúde. Esta integração é algo imprescindível sempre, especialmente em um momento de emergência, quando cada profissional precisa saber exatamente o que fazer.

4. Documente os eventos de simulado

Os simulados precisam ser muito bem documentados, com relatórios detalhados que incluam fotos e descrições das infraestruturas e equipamentos utilizados, participantes do evento, ações tomadas, etc. 
Este documento é muito importante pois gera histórico e garante a possibilidade de que futuros gestores promovam melhorias neste processo. É um documento que vai servir para a vida e o planejamento da empresa. 
 

5. Realize treinamentos

Depois de todas as etapas, treine a sua equipe! Desenvolva treinamentos adequados para que sua equipe consiga executar de forma efetiva e eficaz todas as ações estabelecidas.

Precisa de apoio, fale conosco! Nossa equipe está preparada para te atender! Mande sua solicitação para sg4@sg4.com.br.

Assista ao vídeo e saiba mais! 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plano de Resposta à Emergência (PAE) é uma metodologia exigida em qualquer Sistema de Gestão Ambiental e de Saúde e Segurança do Trabalho. Este documento serve como um direcionamento quanto às medidas que devem ser tomadas em ocorrência de algum sinistro ou cenário crítico de emergência.
Facebook
Facebook
YouTube
Pinterest
LinkedIn
LinkedIn
Instagram
Open chat