Como educar adultos de maneira assertiva? – SG4

Como educar adultos de maneira assertiva?

Nessa publicação nós queremos ajudar você a construir treinamentos para adultos de maneira mais assertiva.

Em primeiro lugar é preciso entender que a educação de adulto não deve ser feita nos mesmos formatos das nossas escolas padrão, que seguem um modelo voltado para crianças (pedagógicos).

O modelo de construção de aprendizagem para adultos é completamente diferente do pedagógico. O adulto aprende pela troca de experiências, pelo exemplo prático e pelo compartilhamento do conhecimento.

Para os casos nos quais o adulto que será treinado não possui nenhuma experiência prévia ou vivência no tema a ser abordado, o instrutor deverá trazer o assunto para a realidade da pessoa. 

No início do treinamento, o instrutor deve fazer uma rápida teoria contada com base em um contexto histórico, apresentar o conteúdo dessa forma costuma ser mais atrativo. A partir desse embasamento histórico os temas técnicos devem ser introduzidos, assim através da curiosidade do aluno é possível fazer uma conexão com os conceitos mais robustos que serão apresentados.

A partir dessa introdução, o instrutor deve partir para interação com os participantes, este é o momento de troca, de compartilhamento, de ouvir os participantes. As experiências compartilhadas devem ser valorizadas, isso facilitará a assimilação do conteúdo pelos participantes, com grandes chances os participantes vão lembrar com mais facilidade dessas experiências compartilhadas. A conexão do conteúdo com a prática será muito mais efetiva. 

Esses são os fundamentos da base andragógica, que foca na educação de adultos. Dessa forma é possível potencializar o conhecimento e realizar um treinamento muito mais interessante.

Nossos consultores são treinados para conduzir treinamentos dessa forma, conte sempre com a SG4 Treinamentos para construir treinamentos de sucesso.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *