6 Passos para construir uma Gestão de Saúde excelente – SG4

6 Passos para construir uma Gestão de Saúde excelente

 

Como estrutura uma medicina ocupacional profunda e eficaz?

 

Para construir uma medicina ocupacional que seja, de fato, eficaz, é imprescindível que sejam seguidas algumas premissas básicas, que guiem a jornada deste processo. A seguir, apresentamos estas premissas:

 

1. Estruture a descrição de cargos

A estruturação da descrição de cargos junto à área de recursos humanos é fundamental para que a estrutura de funções seja mantida de forma atualizada e documentada. Iniciar o processo de gestão de saúde ocupacional com este documento desatualizado ou em revisão poderá gerar consideráveis problemas futuros. Portanto, consulte e esteja junto ao RH neste processo!

 

2. Elabore o levantamento  de riscos junto ao GRO e PGR 

Neste segundo momento é hora de elaborar o levantamento de riscos, alinhado ao Gerenciamento de Riscos (GRO) e ao Programa de Gerenciamento de Riscos (PGR), instituídos pelas novas legislações

Nesta estrutura é fundamental que seja considerado um profundo levantamento de riscos, realizado em campo, a fim de fomentar estrutura qualitativa que subsidie a avaliação quantitativa, ou seja, as medições. Estas medições devem ser realizadas, no mínimo, a cada ciclo, para verificação dos riscos aos trabalhadores.

 

3. Inclua o médico do trabalho no processo

Todas estas documentações desenvolvidas até então devem ser entregues ao médico do trabalho. Ele deverá considerar todas elas para estruturar o PCMSO (Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional), com uma boa e estruturada gestão dos exames ocupacionais.

 

4. Programe o agendamento de exames 

Chegou o momento de programar os agendamentos de exames. Junto ao gestor de área, coordenador e/ou gerente operacional deverá ser elaborado o planejamento e agendamento do acompanhamento de saúde ocupacional do seu trabalho, seja em clínica parceira ou pela medicina ocupacional da sua empresa. 

Como selecionar uma clínica de saúde ocupacional?

Cuidado ao selecionar a clínica de saúde ocupacional para realizar os exames ocupacionais dos seus trabalhadores. Considere estes pontos: ela precisa ter instrumentos calibrados, boa gestão, boa organização e realizar a documentação de prontuário e mensageria de forma adequada às novas legislações. Por isso, visite as clínicas que está considerando contratar.

5. Estruture e realize a Gestão de Atestados 

Muitas empresas tampouco sabem onde estão seus afastados. A gestão de afastados é um processo fundamental para uma Gestão de Saúde excelente. É preciso considerar, no mínimo, as seguintes informações acerca dos afastados: onde estão e sua condição clínica. Desta forma, será possível ter conhecimento da saúde deste trabalhador, que ainda está vinculado à empresa, e acompanhar seu quadro clínico. 

6.Realize a Gestão de Atestados 

Não somente a Gestão de Afastados, a Gestão de Atestados é também fundamental para uma Gestão de Saúde excelente em sua empresa. Neste processo, os atestados devem ser acompanhados desde o momento em que chegam, de onde e porque vieram. 

Inclusive, deve ser considerada a possibilidade de iniciar investigação para verificar a validade e veracidade das condições atestadas nestes documentos. O objetivo é cuidar do trabalhador, não desconfiar dele. Por isso, entender o que está acontecendo com ele é fundamental. 

 

Esta é a jornada de uma área de saúde que cuida e executa o tema com excelência. 

“A jornada de uma Gestão de Saúde excelente começa no RH, tem o apoio das áreas de segurança e é concluída pela área de saúde que desenvolve um método estruturado para gestão, apoiado por um software adequado.”

 

A utilização de um software para gestão de saúde é fundamental neste processo. Aqui na SG4 esta forma de trabalho já é utilizada desde o princípio com nossos clientes. Utilizamos na SG4 o SOC como software de gestão de saúde em todos os nossos clientes. Isto garante rastreabilidade, controle e adequação ao eSocial. 

O objetivo de todas estas ferramentas é garantir a proteção da saúde do trabalhador e proteção jurídica da empresa. 

Se sua empresa precisa deste apoio, contate a nossa equipe de saúde ocupacional! A clínica da SG4 Gestão Ocupacional conta com uma equipe preparada para atender todas as demandas de saúde e segurança ocupacional do seu negócio.

Entre em contato conosco pelo e-mail sg4@sg4.com.br ou pelo Whatsapp, clicando aqui

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Para construir uma medicina ocupacional que seja, de fato, eficaz, é imprescindível que sejam seguidas algumas premissas básicas, que guiem a jornada deste processo. A seguir, apresentamos estas premissas:
Facebook
Facebook
YouTube
Pinterest
LinkedIn
LinkedIn
Instagram
Open chat